domingo, 25 de janeiro de 2009

BUZZ MARKETING

O buzz marketing surgiu nos Estados Unidos há seis anos como alternativa ao marketing e à publicidade tradicionais. O objetivo inicial era fugir dos custos dos comerciais de TV e ao mesmo tempo atingir públicos qualificados. Assim como refere Arthur D. Little, Buzz Marketing "é uma nova estratégia de marketing que incentiva indivíduos da sociedade a repassar uma mensagem de marketing para outros, criando potencial para o crescimento exponencial tanto na exposição como na influência da mensagem. Como os vírus reais, estas estratégias aproveitam o fenómeno da rápida multiplicação para levar uma mensagem a milhares e até milhões de pessoas".
Hoje todos os marketeers enfrentam o mesmo problema:
Como chegar a todos os consumidores, cada vez mais resistentes às propagandas tradicionais, com orçamentos reduzidos e retorno esperado pelas empresas sempre a aumentar?
O Buzz marketing profissionalizou-se exactamente para responder a esta nova necessidade. Se antes a disseminação de ideias acontecia ao acaso, hoje já é possível criar e monitorizar este tipo de acção de marketing. Diversas empresas já são consideradas casos de sucesso em campanhas de buzz marketing como, por exemplo, a Puma, Nike, Post-it, Red Bull.
O principal modelo de aplicação do buzz marketing utilizado actualmente baseia-se na ideia de encontrar alvos programados para o produto/serviço que se quer criar o buzz. O objectivo do buzz marketing é gerar uma sólida notoriedade dentro de um segmento, sem gastar enormes quantias de dinheiro em publicidade em massa, estando sempre dentro dos padrões da ética nos negócios.

As vantagens do Buzz Marketing são a rapidez de transmissão da mensagem, isto porque o Buzz vai passar de boca em boca ou disseminar pela Web muito rapidamente. Os custos associados são baixos o que é uma excelente estratégia para empresas cujo orçamento seja reduzido. Esta estratégia foge a tudo o que é tradicional o que acaba por ser uma vantagem pela sua inovação. No que se refere às desvantagens, em primeiro lugar a rapidez pode ser arriscada, isto porque face a um eventual erro nesta estratégia, ao chegar a mensagem a muias pessoas é muito complicado de rectificá-la devido ao seu movimento rápido de Buzz. Além disso se o consumidor se aperceber que ele é parte de um esquema de "comunicação" pode se chatear e boicotar a marca ou produto.

Fontes ( www.buzzmarketing.com )

Seguidamente apresentamos um testemunho sobre Buzz Marketing:



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