segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Product Placement

O product placement é a inserção de marcas comerciais dentro de conteúdos de entretenimento e ficção, como se fossem adereços, por exemplo bebidas, carros, cereais ou detergentes. Estas marcas aparecem para reforçar a sua notoriedade ou lançar um novo produto. Escolhem não só os programas mas também os protagonistas com os quais o consumidor da marca se identifica.
O product placement é uma forma de negociação publicitária, da mesma "família" do soft sponsoring, do barter, da inclusão de produtos, da manipulação de conteúdos e do financiamento de programas. Um exemplo positivo desta técnica apareceu em Portugal 1998 com a série Médico de Família, produzida pela Endemol. Produtos de gama alimentar foram utilizados de forma explícita e revelaram-se uma boa estratégia, uma vez que chegaram a financiar 10% da série. A produtora encomendou este serviço à Media Planing, que "era, na altura, a única empresa portuguesa com um departamento especializado nesta matéria", revelou Piet-Hein Bakker, director da Endemol em Portugal.
O bom product placement é o que é feito de uma maneira subtil, porque introduz as marcas sem chocar, como por exemplo a estratégia que é aplicada pela TVI em Morangos com Açúcar.
As vantagens desta estratégia são as marcas que aparecem dentro do programa de uma forma não agressiva e não intervindo no conteúdo, é mais benéfica que os anúncios convencionais. Uma vez que garante audiências e evita o zapping.
No que se refere às desvantagens passa pelo fracasso da própria série de entretenimento ou ficção, se esta não tiver sucesso consequentemente a marca pode sofrer por arrasto.
Além disso se houver demasiada atenção pela série, e se o posicionamento da marca não for o mais adequado pode passar ao lado do consumidor.

Fontes ( http://www.dn.pt/)

Sem comentários: