domingo, 25 de janeiro de 2009

Experience Marketing

O que é o Experience Marketing? Será uma estratégia de Marketing que visa proporcionar ao consumidor uma experiência única para além da marca ou serviço, que lhe deixe uma marca ou sensação para toda a vida. Este vai ser o nosso ponto de partida. Assim num sector que procura constantemente formas de chegar ao centro emocional do seu consumidor, envolvê-lo numa interacção mais profunda com a marca, o "experience marketing" assume um destaque considerável.
A tendência é cada vez mais as marcas oferecerem aos seus clientes experiências e sensações, em detrimento de produtos racionais, compreendendo que as pessoas estão cada vez mais sofisticadas e exigentes. Como nos podem descrever algumas "personalidades" de algumas empresas:
Ao viver as experiências, explica António Quina, do guia de experiências a "vida é bela", «o consumidor passa a actor, tornando-se parte integrante do desenvolvimento e da construção da marca, enquanto indivíduo com preferências e necessidades específicas».
Jorge Castanheira explica também como «o consumidor é também um ser emocional, pois a experiência de compra é cada vez mais a satisfação de necessidades sensoriais e muitas vezes de entretenimento. O experience marketing permite aumentar o grau de envolvimento do consumidor com a marca em determinados touch points contribuindo, de facto, para o enriquecimento da relação», considera o director-geral da Touch_Me Wunderman.
É um compromisso arriscado, mas potencialmente frutuoso. O abandono da segurança estagnada da comunicação tradicional. «Se a experiência for positiva, o cliente vai lembrar-se mais facilmente dela do que de um qualquer objecto/brinde que tenha recebido da marca», explica Ana Beirão, da One to One. «A experiência fica «gravada» no coração - para o bem e para o mal...»
Um bom exemplo de experience Marketing é a empresa " A Vida é Bela " , esta apresenta-se como um guia que agrega um conjunto vasto de experiências “aspiracionais”. Únicas. Pouco acessíveis. Os incentivos são, agora, as sensações decorrentes da vivência destas experiências. Verdadeiras “fugas ao quotidiano”. É este o novo conceito de “valor” que o Experience Marketing veio acrescentar. Relações fortes com as marcas: as “experiências” são vividas para além dos tradicionais pontos de encontro com as marcas. São vividas em momentos de lazer. Por isso, as marcas ficam mais próximas! Brand Experiences: através das “experiências” as marcas associam-se à vivência de momentos únicos. Por isso as marcas ganham valor!Reforço de posicionamentos: é fácil escolher “experiências” que exprimam de um modo eficaz o posicionamento das marcas. Por isso as marcas reforçam a sua diferenciação!
A grande vantagem do Experience Marketing é tornar as marcas mais competitivas, através da criação de experiências inesquecíveis...
A desvantagem do experience Marketing, é precisamente a recordação de algo experiencial que correu mal, que nunca mais o consumidor se vai esquecer pela negativa. Além da publicidade negativa que o consumidor insatisfeito irá fazer.

Fontes (www.avidaebela.com, www.gpj.com)

Sem comentários: