domingo, 14 de dezembro de 2008

Punk Marketing


Surgiu uma nova técnica de marketing que promete ser mais sensacional ferramenta ao serviço das empresas. Poderemos dizer que também é conhecido por marketing de guerrilha, mas Punk Marketing foi assim denominado porque apresenta uma abordagem mais agressiva, ou seja, são acções mais directas, cheias de impacto e energia, que exploram a comunicação e propagam mensagens que incentivam o consumo. A referência vem do movimento punk, iniciado nos EUA nos anos 70 e difundido posteriormente na Inglaterra. Foi um importante movimento cultural, caracterizado pela liberdade de expressão, ousadia e idéias agressivas. Sua maior manifestação foi na música – em 1974, com a banda americana Ramones e na moda (roupas de couro, penteados moicanos e cabelos coloridos). É este conceito, aplicado na relação de empresas e produtos com seus consumidores, que fazem do Punk Marketing uma grande promessa para estreitar relações de compra e venda e criar fortes tendências de consumo.A melhor definição para Punk Marketing, em minha opinião, vem da dupla de escritores norte-americana Richard Laermer e Mark Simmons. Segundo os mesmos , “Punk Marketing é uma atitude de rebelião contra o tradicional. Uma nova forma de marketing que rejeita o status quo e reconhece o deslocamento do poder das corporações para os consumidores”.

Podemos aplicar o termo a toda ação de marketing viral, criada para ser estrategicamente emitida no You Tube, ou em outras comunidades de relacionamento. Geralmente, são acções voltadas para médias digitais, que rapidamente são espalhadas pelo mundo todo, enchendo caixas de e-mail, gerando milhares de scraps e mensagens instantâneas. Agregada ao conteúdo das mensagens está a marca da empresa ou produto, que é vista e assimilada por milhares de pessoas. O melhor disso tudo é que o custo para desenvolver acções de Punk Marketing é relativamente baixo e o retorno muito alto.

Além disso, esta nova ferramenta de marketing vai explorar ao máximo a comunicação com os potenciais compradores de produtos. No fundo “Punk Marketing” quebra os tradicionais paradigmas e tenta buscar novas formas de comunicação, adequadas à realidade do mercado actual. A Internet ou até telemóveis constituem-se como canais preponderantes em alternativa à TV para que o Punk Marketing propague a sua mensagem.

Está disponível online um Manifesto defensor do conceito, no qual se podem ler alguns dos ideais do movimento como por exemplo:

"em tempos de mudança se não correres riscos, morres"
As principais vantagens desta técnica são:
Os baixos custos, consegue atrair o consumidor através da sua excentricidade e a relação de proximidade com o consumidor.
As desvantagens são a curta duração das campanhas.

1 comentário:

Ana Paula Cruz disse...

Comento aqui este e anteriores.
De uma forma geral, esquece partes do desafio:
- as vantagens qdo implícitas não são todas destacadas
- faltam desvantagens
- exemplos e ilustração dos mesmos com video e imagem pode melhorar

Reedite e melhore todos os posts seguindo estas indicações