domingo, 14 de dezembro de 2008

ENDOMARKETING

Então o que é o Endomarketing?
Segundo BEKIN, Saul F. no seu livro Conversando sobre Endomarketing. São Paulo: Makron Books, 1995. Endomarketing "...são acções de marketing para o público interno - funcionários - das empresas e organizações. " O grande desafio do Endomarketing é proporcionar aos empregados uma condição de aplicação de valores como: transparência, empatia, afectividade, compromisso e cooperação, transformando esses valores em crescimento e desenvolvimento dos empregados, e consequentemente, em ganhos de produtividade.
Se avaliarmos empresas onde foram implantados processos de Endomarketing, observamos que os aumentos de produtividade foram maiores, mesmo quando aplicaram apenas uma parte do processo. No fundo a comunicação ficou mais objectiva , os empregados têm mais liberdade para expor suas idéias, os níveis hierárquicos foram simplificados e os empregados chegam aos seus gestores com mais facilidade. O conhecimento do nível de escolaridade dos empregados e da cultura da empresa permite elaborar e promover planos de treino que serão mais aproveitados pelos empregados, traduzindo em ganhos de produtividade. Isso é um dos pilares do Endomarketing. Conhecer os valores dos empregados, respeitar a cultura da empresa, proporcionar um bem estar geral que condicione a um nível de satisfação e motivação e ainda, se transforme em ganhos reais de produtividade.
O processo de implantação e consolidação do Endomarketing requer persistência, apoio do pessoal da área de Recursos Humanos, Marketing, Operacional, e, acima de tudo, da Administração. A gestão e monitorização do processo deve ser constante e os ajustes devem ser imediatos, para evitar falhas futuras. Um grupo de trabalho deve coordenar o processo e formar multiplicadores nas diversas áreas da empresa, avaliando e implementando melhorias de acordo com a necessidade de cada área.
O processo deve ser feito em etapas, e a cada etapa, o programa deve ser reavaliado para então continuar na etapa seguinte.

Resumindo quando o marketing interno é bem feito, o marketing externo será muito mais abrangente. Exemplo disso é a percepção que os empregados dizem das empresas classificadas pela revista Exame como melhores empresas para se trabalhar. Se cada empregado for "embaizador" da boa imagem da empresa, os produtos fabricados por ela também serão bem aceitos pelos seus clientes.
As principais vantagens são: motivação dos funcionários, as relações internas fortalecidas e melhor eficiência na resposta aos consumidores.
As desvantagens são em empresas grandes com muitos colaboradores os custos são mais elevados. As mensagens não uniformes podem ser mal interpretadas pelos colaboradores.

Fontes ( BEKIN, Saul F. Conversando sobre Endomarketing, São Paulo Makron Books, 1995; Wikipedia)

Seguidamente apresenta-se um pequeno video sobre ENDOMARKETING:

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