segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Marketing Viral

Segundo Luis Novais o ‘Marketing Viral’ é talvez a mais poderosa forma de disseminar uma idéia, produto ou serviço. De uma forma geral, consiste em criar uma mensagem com conteúdo que possa ser absorvido pelas pessoas que entrem em contacto com a mensagem. O conteúdo tem que ser contagioso como um vírus, ou seja, tem que ser suficientemente apelativo para que as pessoas o passem adiante. Se assim for, a ideia passa a ser naturalmente disseminada pelos utilizadores, multiplicada-se a grande velocidade. Daí a metáfora: A mensagem progride como um virús. O marketing viral têm a grande vantagem de chegar mais rápido a toda a gente como se fosse uma epidemia, mas além disso têm uma grande desvantagem é que a campanha estiver a correr mal como é que se vai interrompê-la ou terminá-la... Outra grande desvantagem é:
Devido à simplicidade de utilização desta técnica, como é evidente aparecem hoje em dia milhares de "spots" de Marketing Viral o que leva a um certo descrédito desta ferramenta.

Fontes (http://www.vector21.com/; http://www.redbull.com/ )
Um excelente exemplo de quem utiliza o marketing viral é a Red Bull como podemos ver no seguinte video:

Sem comentários: