segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Marketing de guerrilha

Segundo Jay Conrad Levinson, cada vez mais são utilizadas estratégias de marketing fora do comum na execução de projectos de marketing com orçamentos apertados. Assim sendo, as empresas com baixo orçamento utilizam técnicas de comunicação e/ou marketing, diferentes do senso comum para poderem chocar e prender a atenção das pessoas, de maneira a proporcionar receitas para as marcas. Além disso, como nos diz Sam Ewen, na Europa e nos Eua, o retorno do investimento em marketing tradicional é cada vez mais reduzido, as acções de marketing de guerrilha têm crescido, porque conseguem envolver o consumidor e multiplicar os resultados positivos. Como existem vários tipos de media e sempre os mesmos, tv, outdoor, jornais, paineis, rádio e revistas as pessoas não ligam. Neste sentido o marketing de guerrilha ajuda as empresas a criar uma experiência diferente capaz de cativar e prender a atenção das pessoas. Os consumidores podem participar das acções e interagir. No fundo é uma forma de criar diálogo, diferente de uma forma tradicional de marketing. Contudo existem algumas desvantagens, o marketing de guerrilha não é simples mas é poderoso. Como tal a empresa deve saber o que quer que aconteça, se quer que as pessoas entrem no site da companhia, se quer que se lembrem da marca etc. Depois o que a empresa vai fazer, se vai fazer um filme, se vai entreter as pessoas e é preciso ter a certeza de que a estratégia vai resultar. Além do mais todas as empresas são diferentes, dependendo da marca a empresa deve decidir o que quer da acção. Resumindo a empresa deve conhecer que riscos pode correr por cada caminho excolhido para não criar uma imagem negativa para a marca.

Fontes ( www.marketingdeguerrilha.wordpress.com ; pt.wikipedia.org )

De seguida apresenta-se um pequeno filme com exemplos de marketing de guerrilha:

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